Tecnologia Educacional, uma escola do século XXI

Como havíamos prometido à nossa comunidade escolar, o Gabriela Leopoldina inicia o ano de 2012 como uma verdadeira escola do século XXI. A partir deste ano, todas as turmas, do 2º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio Pré-vestibular contam com o que há de mais avançado em termos de tecnologia educacional: lousa interativa em todas as salas, home-theater com áudio de alta qualidade, além do slate e dos votadores à disposição dos professores.

Os alunos da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental também foram especificamente contemplados! A Mesa Alfabeto e a Mesa Mundo das Descobertas chegam para os pequeninos como ferramentas de alta tecnologia voltadas para o desenvolvimento psico-cognitivo dos nossos alunos, através de materiais concretos (jogos, bichos de pelúcia, quebra-cabeças, formas geométricas, etc) e de materiais virtuais (softwares especializados).

Abaixo, estão as descrições e imagens de todos esses materiais. Veja e se encante com o mundo novo da educação que o IEGL traz para seus alunos!

Lousa Interativa

A Lousa Interativa é um recurso multimídia criado para que os seus professores tornem as aulas mais dinâmicas e interessantes. Em termos técnicos, pode-se dizer que ela é uma tela magnética que funciona em total interação com o computador. Dessa forma, todo o conteúdo da aula pode ser projetado e, depois, manipulado por meio de canetas especiais, sendo possível utilizar duas canetas simultaneamente, em toda a área ativa da Lousa Interativa. Além disso, oferece outras possibilidades, que a tornam um instrumento praticamente ilimitado.

Com a caneta especial, é possível escrever na tela e operar qualquer software que esteja em funcionamento. Com isso, o professor pode fazer anotações sobre tudo o que estiver sendo projetado, capturar exemplos na Internet, mostrar imagens e vídeos, realizar experimentos simulados e muito mais.

Mesas Educacionais

Com as Mesas Educacionais, o processo de ensino-aprendizagem torna-se uma atividade mais interativa, divertida e interessante para o aluno. Elas utilizam a tecnologia aplicada à educação de forma multissensorial, associando hardware, software e materiais concretos para um trabalho intuitivo e colaborativo. Além disso, é possível utilizar o mesmo módulo eletrônico nas duas mesas, garantindo versatilidade e permitindo a exploração do potencial de todo o conjunto.

Votadores e ActiveSlate

Os Votadores formam um conjunto de 32 miniteclados de votação que permitem a participação em grupo ou individual, incentivando o feedback dos alunos durante debates, discussões, pesquisas e testes.

Os professores podem fazer perguntas aos estudantes sobre o conteúdo que está sendo trabalhado, e as respostas (até seis) são gravadas e apresentadas na lousa. Professores e alunos não precisam ficar exclusivamente na frente da sala de aula para comandar a Lousa Interativa.

Com o ActivSlate , um quadro interativo sem fio do tamanho de uma folha A5, é possível ter o controle da lousa de qualquer ponto da sala utilizando a ActivPen.

O ActivSlate se destaca ainda por facilitar a participação de alunos portadores de necessidades especiais, permitindo que se sintam motivados a tomar parte da aula, enriquecendo ainda mais seu aprendizado.

Yoga

A tecnologia do Kundalini Yoga ajuda o corpo e a mente se integrarem. O cérebro e toda a função neuro-hormonal se ajustam, resultando em benefícios concretos e rápidos sobre a saúde, vigor e clareza mental dos praticantes.
As aulas de Kundalini Yoga acontecem semanalmente. Nelas, os estudantes meditam e experimentam os exercícios do kundalini yoga em grupo. Entretanto, a prática do Kundalini yoga estende-se para a vida cotidiana de cada estudante, por meio de seu estilo de vida consciente e comprometido com a saúde, compaixão e o amor ao próximo.

Kundalini Yoga No Ensino Médio

As aulas são semanais, conduzidas por uma dupla de professores certificados pelo KRI (Kundalini Research Institute - organização internacional responsável pela certificação e preservação dos ensinamentos do Kundalini Yoga, segundo Yogi Bhajan).

O objetivo principal desse trabalho no Gabriela Leopoldina é garantir que os nossos alunos aprendam e experimentem ferramentas das tecnologias do Kundalini Yoga e da Gatka (arte marcial oriental) para a construção de vigor interno, de clareza mental e de foco.

Leia o artigo científico publicado na revista especializada Nuclear Medicine Communications, que aponta resultados de uma pesquisa feita na Universidade da Pensilvânia sobre os benefícios da Kirtan Kriya, uma prática do Kundalini Yoga.

Download do artigo
www.iegl.com.br/downloads/pdf/NuclearMedicineCommunications01.pdf

Abaixo, veja reportagem publicada na revista Abrale (Revista da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia) sobre o trabalho desenvolvido no hospital Albert Einstein, em São Paulo, com yoga e meditação.

Veja a revista
www.iegl.com.br/abrale/revista01/default.html

Clique nos links e assista à entrevista concedida pela Prof. Dra. Lisette Lobato Mendonça, Guru Sangat Kaur Khalsa, ao programa Opinião Minas, na qual ela fala sobre cérebro, mente e Kundalini Yoga. A professora Lisette Lobato orienta o trabalho de Kundalini Yoga desenvolvido no IEGL.

http://www.redeminas.tv/centro-de-midia/opiniao-minas/misterios-do-cerebro-1
http://www.redeminas.tv/centro-de-midia/opiniao-minas/misterios-do-cerebro-2