Projetos Pedagógicos

Casas

Em nossa escola, entendemos que os conteúdos trabalhados em sala de aula devem se relacionar com a realidade cotidiana. Caso contrário, estar na escola deixa de ser motivo de descoberta, pesquisa e reflexão, e passa a ser desinteressante, tarefa enfadonha e sem sentido. Os adolescentes buscam conhecimento, autonomia, estar em grupos, e protagonismo. Diante dessa realidade, nossa equipe pedagógica criou o Projeto das Casas: durante o ano letivo, nossos alunos do ensino fundamental II e médio, organizados de forma multiseriada, em grupos denominados Casas, são convidados a trabalhar em conjunto, a fim de relacionar os conceitos adquiridos em sala de aula às questões cotidianas trazidas como problemas a serem solucionados. Projeto das Casas: conhecimento, liderança, protagonismo, amizade, superação de limites.

Clube Lítero Cultural Monteiro Lobato

O clube Lítero Cultural existe para que nossos alunos possam ler com prazer, relacionando o mundo encantado da literatura com sua própria vida, seus sentimentos e as ações do cotidiano. O objetivo central é despertar o gosto e a paixão pela leitura. Além disso, é estimulada, no clube, a participação de cada aluno, de forma a contribuir para sua efetiva e consciente formação cidadã. Eles estarão, desse modo, preparando-se para agir como sujeitos no desenvolvimento e modernização do mundo contemporâneo.

Álbum de Figurinhas – Copa no Brasil: nossos atletas cara a cara!

Utilizando o mote da Copa do Mundo no Brasil, nossa escola, o Instituto Gabriela Leopoldina, criou o projeto “Álbum de Figurinhas – Copa no Brasil: nossos atletas cara a cara!”, envolvendo toda a escola num desafio lúdico que trabalhou conceitos de identidade, de cooperação, de liderança, de trabalho em equipe, de solidariedade e, também, as técnicas de esportes como: futsal, volei, coneball, handball, entre outros.

Foram criados dois álbuns: um para a Educação Infantil e séries inicias do Ensino Fundamental (crianças de 02 a 06 anos), em que trabalhamos os nomes dos alunos e suas identidades, ações que para nós se configuram como ponto de partida para o processo de Alfabetização; e outro para alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio (alunos de 07 a 16 anos), em que pretendeu-se ter um registro de nossos jovens atletas que, orientados pelos professores de Educação Física, participaram dos Jogos Internos do Gabriela, o JIG, no ano de 2014. Os alunos foram divididos em cinco grupos, e, cada grupo, representou um país que já foi campeão mundial: Argentina, Itália, Espanha, Inglaterra, Alemanha. O time brasileiro é formado pelos professores e funcionários da escola.

A paixão do brasileiro pelo futebol e pelos álbuns de figurinhas foram, também, os motivadores para esse projeto. No Brasil, o hábito de colecionar figurinhas vem do começo do século passado.

O primeiro álbum de figurinhas do Brasil começou a circular no início dos anos 1900. Era uma publicação da tabacaria Estrela de Nazareth, e cada uma das 60 figurinhas correspondia a uma bandeira de um país. De lá para cá, os álbuns caíram no gosto dos brasileiros e, hoje, já podemos falar de álbuns clássicos, como o Balas Futebol – Craques do Campeonato Mundial de Futebol 1950, o PingPong Copa 82 e o Campeonato Brasileiro 1989. (Fonte: guiadoscuriosos.com.br)

Voltando ao Gabriela... os alunos receberam os álbuns no dia 11 de abril, no evento Lançamento do Álbum e, a partir dessa data, a venda de figurinhas e os trabalhos pedagógicos tiveram início. O tempo estimado para esse projeto foi de 2 meses e a conclusão se deu com o inicio da Copa do Mundo no Brasil!

Ainda, tivemos o reconhecimento da imprensa que testemunhou o nosso projeto. A seguir, o link da reportagem realizada pelo jornal O Tempo: http://www.otempo.com.br/superfc/figurinha-entra-na-educação-1.829383

Livro Ziraldo - alunos escrevem livro em co-autoria com Ziraldo: Circo Maluquinho e sustentabilidade

As Oficinas do Texto constituem experiências de coautoria que permitem que cada aluno — individualmente ou em grupo, segundo a preferência de cada professor — crie uma versão única de uma obra literária, em parceria com figuras importantes de nosso cenário artístico e intelectual. Ziraldo é uma delas e, por meio das oficinas, já é um dos maiores escritores de livros do Brasil em coautoria!

O circo maluquinho é uma proposta que envolve as crianças e estimula sua criatividade por meio de situações inesperadas num circo muito maluco onde, é claro, o Menino Maluquinho é o personagem principal.

O livro, ilustrado pelo autor Ziraldo e escrito por nossos alunos, é fruto de um projeto sugerido pelo Portal Educacional e desenvolvido pelo Instituto Gabriela Leopoldina, desde nossos alunos da Educação Infantil até aos do 6o ano do Fundamental II.

Em páginas coloridas foi possível definir personagens, ações e reações e, acima de tudo, brincar com a autoria de textos e com a profissão de escritor. Assim, nossos alunos são parceiros do Ziraldo e têm o fruto dessa parceria publicado pela Editora Positivo.

No dia 23 de agosto, nossa comunidade escolar se reuniu para comemorarmos o lançamento desses livros, numa manha em que nossos alunos receberam as suas obras!

Abaixo, segue um link para vídeo-convite de Ziraldo para os alunos da Oficina de Texto:http://www.educacional.com.br/cp/oficinas/2014/37/videoConvite.asp