Princípios e Objetivos

O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

  • Igualdade de condições para o acesso e ascensão na escola
  • Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber
  • Pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas
  • Respeito à liberdade e apreço à tolerância
  • Valorização do profissional da educação
  • Valorização da experiência extra-escolar
  • Vinculação entre educação escolar, o trabalho e as práticas sociais
  • Interação com o meio ambiente em todos os seus ecossistemas naturais e sociais

Dos Objetivos Gerais da Educação Básica

A educação básica tem por finalidade desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.

Alfabetização

Entendemos o processo da Alfabetização como uma ação contínua - iniciada no ventre materno e concluída, oficialmente, no 3º ano do Fundamental I; libertadora - por garantir a chave, o código das descobertas dos seres humanos a respeito do mundo, e para além dele; múltipla - por englobar conceitos como decodificação, leitura como produção de sentido, letramento... Assim, o trabalho com a Alfabetização no Gabriela Leopoldina é feito por meio do Material para Alfabetização do Gabriela, que é criado na escola, para os nossos alunos; pelo Livro Integrado Positivo; por meio dos computadores especiais: Mesa Alfabeto e Mesa Mundo das Descobertas, pelas brincadeiras, jogos e literatura. Aqui no Gabriela, construir o processo da alfabetização com os nossos alunos é garantir a eles as melhores ferramentas para que, cada qual, a seu tempo, possa descobrir a beleza da leitura.

Do Ensino Fundamental

O ensino fundamental terá por objetivo a formação básica do aluno mediante:

  • desenvolvimento da capacidade de aprender e aprender a aprender, tendo como meios básicos,o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo
  • a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade
  • o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores
  • o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social
  • a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos
  • a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores
  • o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico
  • A compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina

Ensino Médio

O ensino médio, etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos, terá como finalidade:

  • a consolidação e aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos
  • a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar, com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores
  • o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico
  • a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática no ensino de cada disciplina

3º Ano Integrado e Vestibulares

A conclusão do ensino médio em nossa escola acontece no 3º ano Integrado. Dizemos que nosso 3º ano do Ensino Médio é Integrado pois, nessa série, associamos ao trabalho de conclusão do Ensino Médio, a preparação dos alunos para os vestibulares e, sobretudo, para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), avaliação esta que conduz os alunos a um lugar nas universidades federais de nosso país. Para garantirmos a excelência nessa preparação, e que nossos alunos estejam aptos a disputar uma vaga nas melhores universidades do país, o nosso 3º ano apresenta uma estrutura particular, com um currículo diferenciado e aulas nos períodos matutino (manhã) e vespertino (tarde).